SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Entre os obstáculos se desenha o caminho?: A trajetória profissional da mulher diretiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ANDRADE, Alexsandro Luiz de  e  FROSSARD, Vívian Louzada. Produção científica sobre fatores humanos no trabalho: análise a partir de periódicos brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 89-98. ISSN 1984-6657.

A presente proposta de pesquisa trata do mapeamento do cenário científico brasileiro sobre a pesquisa de aspectos humanos no mundo do trabalho. O estudo foi realizado a partir de um levantamento de artigos publicados com temas ligados ao assunto dentro dos periódicos Brasileiros avaliados pela CAPES. Foram analisados no conjunto 178 artigos dentro de 15 revistas científicas nacionais ligadas ao campo da administração e psicologia indexadas à base de dados Scielo. A análise dos artigos considerou: avaliação das revistas, temas de estudo, metodologia e perfil dos autores. Os resultados mostram que a maior parte da publicação científica brasileira está concentrada em universidades e instituições públicas da região sul e sudeste, sob a responsabilidade de mestres e doutores. Os temas de maior ocorrência de estudos foram os seguintes: saúde mental, comportamento organizacional e identidade profissional.

Palavras-chave : Psicologia Organizacional e do Trabalho; Gestão de Pessoas; Levantamento Bibliográfico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )