SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Occupational health intervention at a tannery in the west of São Paulo State author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

HALPERN, Elizabeth Espindola  and  LEITE, Ligia Maria Costa. A interseção entre os trabalhos marinheiros e o alcoolismo. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 111-126. ISSN 1984-6657.

O estudo sobre a interseção entre os trabalhos marinheiros e o alcoolismo dos militares da Marinha do Brasil (MB) que são pacientes do Centro de Dependência Química (CEDEQ) se propõe a entender quais são os aspectos peculiares da instituição naval que participam na constituição desse transtorno. A partir de 2005, uma pesquisa qualitativa foi feita por meio do método etnográfico no CEDEQ. Adiante, ao longo do ano de 2011, realizou-se uma observação participante em dois grupos terapêuticos que correspondem à primeira fase do tratamento, durante 24 sessões. Os resultados sugerem que o alcoolismo desses pacientes foi construído pela influência de determinados fatores do ambiente laboral naval. Conclui-se que determinadas condições, a organização e alguns processos do trabalho naval produzem desgaste mental e sofrimento psíquico, acentuando a experiência de exclusão e facilitando a manifestação do alcoolismo.

Keywords : Alcoolismo; Saúde Ocupacional; Condições de Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )