SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Intervenção em saúde do trabalhador em um curtume do Oeste Paulista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

HALPERN, Elizabeth Espindola  y  LEITE, Ligia Maria Costa. A interseção entre os trabalhos marinheiros e o alcoolismo. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 111-126. ISSN 1984-6657.

O estudo sobre a interseção entre os trabalhos marinheiros e o alcoolismo dos militares da Marinha do Brasil (MB) que são pacientes do Centro de Dependência Química (CEDEQ) se propõe a entender quais são os aspectos peculiares da instituição naval que participam na constituição desse transtorno. A partir de 2005, uma pesquisa qualitativa foi feita por meio do método etnográfico no CEDEQ. Adiante, ao longo do ano de 2011, realizou-se uma observação participante em dois grupos terapêuticos que correspondem à primeira fase do tratamento, durante 24 sessões. Os resultados sugerem que o alcoolismo desses pacientes foi construído pela influência de determinados fatores do ambiente laboral naval. Conclui-se que determinadas condições, a organização e alguns processos do trabalho naval produzem desgaste mental e sofrimento psíquico, acentuando a experiência de exclusão e facilitando a manifestação do alcoolismo.

Palabras clave : Alcoolismo; Saúde Ocupacional; Condições de Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )