SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A interseção entre os trabalhos marinheiros e o alcoolismoEfeitos do trabalho em turnos na saúde e em dimensões do contexto social e organizacional: um estudo na indústria eletrônica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

RUMIN, Cassiano Ricardo; SILVA, Daniela Bonadirman da  y  SOUZA, Maira Angélica Rodrigues de. Intervenção em saúde do trabalhador em um curtume do Oeste Paulista. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 127-139. ISSN 1984-6657.

O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a organização do trabalho, as condições de execução e a insatisfação presentes em um curtume do oeste paulista. A metodologia envolveu a observação do trabalho e a realização de entrevistas semidirigidas com grupos focais de trabalhadores. Em seguida, foi realizada a devolutiva das informações colhidas, permitindo a validação e a refutação de percepções estabelecidas. Os resultados indicaram prejuízos à organização de trabalho que abrangeram a ausência de uniformes e a inexistência de espaços de interlocução com os superiores hierárquicos. As condições de trabalho compreenderam prejuízos à dispersão de gases volatilizados no parque industrial, a utilização de maquinário antigo, com prejuízo à reposição de peças danificadas e a prevenção secundária nas ações de segurança do trabalho. Já a insatisfação envolvia a esvaziada capacidade da hierarquia para resolução de conflitos, a existência de uma cultura reativa em torno de dificuldades laborais e queixas relativas à qualidade do equipamento de proteção individual. Conclui-se destacando que o atendimento às condições críticas apontadas poderia produzir um efeito positivo de reconhecimento dos esforços empregados no cotidiano laboral.

Palabras clave : Saúde do Trabalhador; Acidentes de Trabalho; Curtume; Psicodinâmica do Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )