SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Intervenção em saúde do trabalhador em um curtume do Oeste PaulistaComportamento pró-ativo e normas sociais: validação de medidas e estudo correlacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

PRATA, Joana  y  SILVA, Isabel Soares. Efeitos do trabalho em turnos na saúde e em dimensões do contexto social e organizacional: um estudo na indústria eletrônica. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 141-154. ISSN 1984-6657.

O estudo ocorreu em uma empresa industrial localizada em Portugal e teve como objetivo principal compreender os efeitos do trabalho em turnos. Especificamente, os turnos foram comparados ao nível da saúde, da vida familiar e social e da satisfação geral com o horário de trabalho (turno). Os dados foram recolhidos por meio de questionário junto a 490 trabalhadores, distribuídos por turnos fixos - manhã, tarde e noite - e turnos alternados. Os resultados indicam que os trabalhadores que realizam trabalho noturno apresentam maiores queixas de sono. Quanto às implicações na vida familiar e social, são os trabalhadores do turno da tarde os que referem maior interferência. A satisfação com o horário de trabalho também difere entre turnos, sendo que os de turnos alternados se encontram menos satisfeitos e manifestam maior desejo de mudança para o horário de trabalho considerado normal, caso as condições salariais se mantivessem. O trabalho termina com a referência a possibilidades de intervenção passíveis de serem utilizadas pelas organizações no sentido de gerirem a adaptação aos diferentes horários de trabalho.

Palabras clave : Trabalho em Turnos; Condições de Trabalho; Horários de Trabalho; Saúde Ocupacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )