SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Efeitos do trabalho em turnos na saúde e em dimensões do contexto social e organizacional: um estudo na indústria eletrônicaEstratégias persuasivas de vendedores: as percepções de consumidores em lojas de varejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

VEIGA, Heila Magali da Silva; TORRES, Cláudio Vaz  e  BRUNO-FARIA, Maria de Fátima. Comportamento pró-ativo e normas sociais: validação de medidas e estudo correlacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 155-170. ISSN 1984-6657.

O comportamento pró-ativo se refere a uma série de comportamentos dirigidos a metas em que o trabalhador busca ativamente por oportunidades de mudança e está associado com desempenho e efetividade organizacional. Verifica-se um aumento na literatura sobre o tema e na agenda de pesquisa é apontada a necessidade de serem investigados novos antecedentes, como a influência do grupo. Considerando a lacuna apresentada, o objetivo geral do presente estudo é identificar o impacto das normas sociais na emissão de comportamentos pró-ativos. Para tanto, foram desenvolvidos três estudos distintos. No primeiro, foi construída e validada uma medida de normas sociais para a pró-atividade; no segundo, foi validada uma versão reduzida da Escala de Comportamentos Pró-ativos nas Organizações (ECPO), e o terceiro investigou a influência das normas sociais no comportamento pró-ativo. Os resultados mostraram que as medidas desenvolvidas apresentam qualidade psicométrica elevada. A variável antecedente incluída no modelo se mostrou preditora de comportamento pró-ativo, sendo a norma social com maior intensidade aquela que versa sobre o trabalhador que apresenta comportamentos pró-ativos e também encoraja os colegas a fazer o mesmo. Os impactos dos resultados são discutidos no trabalho.

Palavras-chave : Comportamento Pró-ativo; Normas Sociais; Estudo Correlacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )