SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Training needs assessment as a predictor of the impact of training at work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

NEVES, Mônica Maria; TREVISAN, Leonardo Nelmi  and  JOAO, Belmiro do Nascimento. Carreira proteana: revisão teórica e análise bibliométrica. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 217-232. ISSN 1984-6657.

Carreira Proteana é um conceito que representa uma nova configuração de carreira advinda das mudanças ocorridas no mercado de trabalho e que passaram a demandar novas formas de relacionamento entre empresa e empregados, bem como o planejamento do desenvolvimento dos profissionais. Assim sendo, este estudo objetiva realizar uma análise bibliométrica relacionada ao tema carreira proteana para melhor compreensão e conhecimento da evolução dos estudos no campo das ciências sociais, os centros de pesquisa, autores, entre outras informações relevantes para o planejamento de futuras pesquisas. A análise dos dados foi sustentada pelas abordagens de pesquisa quantitativa e qualitativa na bibliometria. Em termos qualitativos procurou-se analisar os assuntos das publicações levantadas e palavras frequentes que podem sugerir o direcionamento dos estudos publicados. Do ponto de vista quantitativo foram investigadas variáveis como número de publicações de artigos, autores, áreas temáticas, centros de pesquisa, anos das publicações, países, idiomas e citações que indicam a relevância das publicações para o desenvolvimento científico na área temática. O levantamento de artigos na base Web of Science resultou em 39 publicações relacionadas à carreira proteana, inseridos principalmente nas áreas de administração e psicologia aplicada, com predominância dos estudos e seus respectivos autores sediados nos Estados Unidos. A Universidade de Boston e o Journal of Vocational Behavior reúnem o maior número publicações. O ano de 2009 concentra maior número de publicações; sendo, no entanto, as publicações de 1995 e 2004 de Douglas T. Hall, o idealizador dessa nova abordagem de carreira, as que mais influenciaram as publicações recentes.

Keywords : Carreira; Carreira Proteana; Bibliometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )