SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Avaliação de necessidades de treinamento como preditora do impacto do treinamento no trabalho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

NEVES, Mônica Maria; TREVISAN, Leonardo Nelmi  y  JOAO, Belmiro do Nascimento. Carreira proteana: revisão teórica e análise bibliométrica. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 217-232. ISSN 1984-6657.

Carreira Proteana é um conceito que representa uma nova configuração de carreira advinda das mudanças ocorridas no mercado de trabalho e que passaram a demandar novas formas de relacionamento entre empresa e empregados, bem como o planejamento do desenvolvimento dos profissionais. Assim sendo, este estudo objetiva realizar uma análise bibliométrica relacionada ao tema carreira proteana para melhor compreensão e conhecimento da evolução dos estudos no campo das ciências sociais, os centros de pesquisa, autores, entre outras informações relevantes para o planejamento de futuras pesquisas. A análise dos dados foi sustentada pelas abordagens de pesquisa quantitativa e qualitativa na bibliometria. Em termos qualitativos procurou-se analisar os assuntos das publicações levantadas e palavras frequentes que podem sugerir o direcionamento dos estudos publicados. Do ponto de vista quantitativo foram investigadas variáveis como número de publicações de artigos, autores, áreas temáticas, centros de pesquisa, anos das publicações, países, idiomas e citações que indicam a relevância das publicações para o desenvolvimento científico na área temática. O levantamento de artigos na base Web of Science resultou em 39 publicações relacionadas à carreira proteana, inseridos principalmente nas áreas de administração e psicologia aplicada, com predominância dos estudos e seus respectivos autores sediados nos Estados Unidos. A Universidade de Boston e o Journal of Vocational Behavior reúnem o maior número publicações. O ano de 2009 concentra maior número de publicações; sendo, no entanto, as publicações de 1995 e 2004 de Douglas T. Hall, o idealizador dessa nova abordagem de carreira, as que mais influenciaram as publicações recentes.

Palabras clave : Carreira; Carreira Proteana; Bibliometria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )