SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3The role of the entrepreneur in the formation of social groups: a psychodynamic perspective approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

REGIS, Helder Pontes; BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt; DIAS, Sônia Maria Rodrigues Calado  and  MELO, Paulo Thiago Nunes Bezerra de. Redes de mentoria: mapeando as concepções nas incubadoras de base tecnológica do Recife. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 241-255. ISSN 1984-6657.

Utilizando técnicas de mapeamento cognitivo, este estudo explora as concepções de network para o desenvolvimento da carreira de empresários incubados. Mais precisamente, buscou-se mapear os significados compartilhados pelos empresários incubados com relação às redes informais de apoio à carreira empreendedora, explorando as características e o modelo conceitual que embasa tais redes. Este estudo usa uma abordagem qualitativa de uso recente nos estudos organizacionais que toma como base a representação social. Os dados foram coletados por meio de entrevistas que incentivavam a livre evocação de ideias pelos participantes. Cinquenta e três empresários de sete incubadoras participaram da pesquisa. Os significados compartilhados pelos empresários indicam algumas das funções da mentoria como sendo fundamentais para o desenvolvimento da carreira. Os resultados fortalecem a interpretação de que há a emergência de um modelo de mentoria informal no ambiente das incubadoras, revelado através do discurso dominante sobre o papel da network para o desenvolvimento da carreira. O estudo traz contribuições para as áreas da carreira empreendedora e das redes informais de mentoria, mostrando que as concepções dos empresários sobre redes agregam novas categorias às funções da mentoria no contexto da carreira empreendedora.

Keywords : Cognição Empreendedora; Carreira Empreendedora; Network; Mentoria; Mapas Cognitivos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )