SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Mentoring networks: mapping the conceptions in technology incubators of RecifePrototypical dimensions of business opportunity in early stages of the entrepreneurial process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

GUIMARAES JUNIOR, Edward Humberto  and  MACEDO, Kátia Barbosa. O papel do empreendedor na formação de grupos sociais: uma abordagem psicodinâmica. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 257-264. ISSN 1984-6657.

O objetivo desse artigo é apresentar alguns aspectos das leituras realizadas sobre o indivíduo empreendedor e a formação de grupos sociais em uma abordagem da clínica psicodinâmica do trabalho de Dejours (2004). Por meio de autores como Freud, Pagés, Shein, De Vries e Chanlat, enfoca-se o fenômeno grupal, a sua formação e seu funcionamento. Faz uma análise sobre os reflexos de sua subjetividade sobre a organização do trabalho e considera que o empreendedor assume uma posição central na formação e manutenção de grupos sociais no momento em que influencia o processo social, existente nas relações de trabalho, por meio do seu estilo de liderança e visão. Como definição de empreendedor, convencionou-se como sendo aquele que cria o seu próprio negócio e ao mesmo tempo vivencia o seu trabalho cotidianamente, e que inevitavelmente externaliza a sua subjetividade sobre a organização do trabalho. Assim, para compreendermos as relações e a organização do trabalho, são necessários maiores estudos no campo da psicologia voltados para o empreendedor com a abordagem teórico-metodológica da clínica psicodinâmica do trabalho criada pelo psiquiatra francês Christophe Dejours.

Keywords : Empreendedor; Organizações; Cultura; Grupos de Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )