SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Redes de mentoria: mapeando as concepções nas incubadoras de base tecnológica do RecifeAs dimensões do protótipo de oportunidade de negócio nas fases iniciais do processo empreendedor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

GUIMARAES JUNIOR, Edward Humberto  e  MACEDO, Kátia Barbosa. O papel do empreendedor na formação de grupos sociais: uma abordagem psicodinâmica. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 257-264. ISSN 1984-6657.

O objetivo desse artigo é apresentar alguns aspectos das leituras realizadas sobre o indivíduo empreendedor e a formação de grupos sociais em uma abordagem da clínica psicodinâmica do trabalho de Dejours (2004). Por meio de autores como Freud, Pagés, Shein, De Vries e Chanlat, enfoca-se o fenômeno grupal, a sua formação e seu funcionamento. Faz uma análise sobre os reflexos de sua subjetividade sobre a organização do trabalho e considera que o empreendedor assume uma posição central na formação e manutenção de grupos sociais no momento em que influencia o processo social, existente nas relações de trabalho, por meio do seu estilo de liderança e visão. Como definição de empreendedor, convencionou-se como sendo aquele que cria o seu próprio negócio e ao mesmo tempo vivencia o seu trabalho cotidianamente, e que inevitavelmente externaliza a sua subjetividade sobre a organização do trabalho. Assim, para compreendermos as relações e a organização do trabalho, são necessários maiores estudos no campo da psicologia voltados para o empreendedor com a abordagem teórico-metodológica da clínica psicodinâmica do trabalho criada pelo psiquiatra francês Christophe Dejours.

Palavras-chave : Empreendedor; Organizações; Cultura; Grupos de Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )