SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3O papel do empreendedor na formação de grupos sociais: uma abordagem psicodinâmicaEmpreendedorismo e personalidade: o perfil em estudantes brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

COSTA, Sílvia Fernandes; SANTOS, Susana Correia  e  CAETANO, António. As dimensões do protótipo de oportunidade de negócio nas fases iniciais do processo empreendedor. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 265-278. ISSN 1984-6657.

O objectivo deste estudo é descrever a forma como indivíduos sem experiência empreendedora usam, pela primeira vez, o protótipo de oportunidade de negócio nas duas primeiras fases do processo empreendedor: reconhecimento e decisão para implementar a oportunidade de negócio. Estudos anteriores descrevem o protótipo de oportunidades de negócio; contudo, não descrevem a sua utilização e baseiam-se em dados retrospectivos e na experiência anterior de empreendedores. Neste estudo pretende-se cobrir estas falhas na literatura através de um plano experimental 2 (cenários A e B) ×3 (condições "resolve os problemas dos clientes", "gera lucro" e "risco gerível") com dois cenários hipotéticos e três condições, induzindo uma primeira experiência empreendedora aos participantes. Os resultados permitem descrever o uso do protótipo nas duas fases do processo empreendedor em análise. Especificamente, há um melhor entendimento de como o risco, clientes e lucro são importantes nas diferentes fases. Tanto na fase do reconhecimento como da decisão, o risco é o factor mais importante. Contudo, clientes e lucro são considerados de forma diferente nas duas fases: no reconhecimento o lucro é mais importante que os clientes, mas na fase de decisão os clientes são mais importantes. Estes resultados fornecem informação relevante sobre a primeira experiência empreendedora dos indivíduos, o que é crucial dada a importância reconhecida na literatura de se promoverem iniciativas e comportamentos empreendedores.

Palavras-chave : Oportunidade de Negócio; Empreendedorismo; Protótipos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )