SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Prototypical dimensions of business opportunity in early stages of the entrepreneurial processContributions of human resources management to organizational creativity and innovation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

RIZZATO, Sálvio de Castro e Costa  and  MORAN, Maria Consuelo. Empreendedorismo e personalidade: o perfil em estudantes brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 279-291. ISSN 1984-6657.

A investigação sobre a essência do empreendedorismo tem ocupado a linha psicológica buscando as particularidades da personalidade com o objetivo de gerar padrões de comportamento comuns destas pessoas. Em uma amostra de 475 estudantes universitários brasileiros da região Amazônica, buscou-se o perfil de personalidade que caracteriza estes empreendedores. Os instrumentos aplicados foram o Inventario de Personalidade NEO PI-R ( Neuroticism, Extraversion, Openness Personality Inventary Revised) para medir os cinco grandes fatores da personalidade normal (não patológica) e suas trinta facetas e a Bateria de Escalas de Expectativas Generalizadas de Controle (BEEGC-20) para medir lócus de controle interno, externo, auto-eficácia e expectativa de êxito. Mediante análise de cluster obteve-se três grupos segundo seu grau de empreendedorismo: seguidores, sonhadores e empreendedores. O grupo empreendedor mostrou-se com umas características de personalidade diferentes dos outros grupos. Também diferem nas crenças de lócus de controle, percebendo-se mais auto eficazes. Sendo os empreendedores necessários para assegurar o desenvolvimento econômico, é importante considerar como se pode identifica-los. Este estudo contribui para direcionar esse caminho, assim como sugere um enfoque para a formação dos jovens e dos futuros empreendedores.

Keywords : Empreendedorismo; Big Five; Personalidade; Lócus de Controle.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )