SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3As dimensões do protótipo de oportunidade de negócio nas fases iniciais do processo empreendedorContribuições da gestão de recursos humanos para a criatividade e inovação organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

RIZZATO, Sálvio de Castro e Costa  e  MORAN, Maria Consuelo. Empreendedorismo e personalidade: o perfil em estudantes brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 279-291. ISSN 1984-6657.

A investigação sobre a essência do empreendedorismo tem ocupado a linha psicológica buscando as particularidades da personalidade com o objetivo de gerar padrões de comportamento comuns destas pessoas. Em uma amostra de 475 estudantes universitários brasileiros da região Amazônica, buscou-se o perfil de personalidade que caracteriza estes empreendedores. Os instrumentos aplicados foram o Inventario de Personalidade NEO PI-R ( Neuroticism, Extraversion, Openness Personality Inventary Revised) para medir os cinco grandes fatores da personalidade normal (não patológica) e suas trinta facetas e a Bateria de Escalas de Expectativas Generalizadas de Controle (BEEGC-20) para medir lócus de controle interno, externo, auto-eficácia e expectativa de êxito. Mediante análise de cluster obteve-se três grupos segundo seu grau de empreendedorismo: seguidores, sonhadores e empreendedores. O grupo empreendedor mostrou-se com umas características de personalidade diferentes dos outros grupos. Também diferem nas crenças de lócus de controle, percebendo-se mais auto eficazes. Sendo os empreendedores necessários para assegurar o desenvolvimento econômico, é importante considerar como se pode identifica-los. Este estudo contribui para direcionar esse caminho, assim como sugere um enfoque para a formação dos jovens e dos futuros empreendedores.

Palavras-chave : Empreendedorismo; Big Five; Personalidade; Lócus de Controle.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )