SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Empreendedorismo e personalidade: o perfil em estudantes brasileirosA influência das características pessoais do empreendedor nas escolhas estratégicas e no processo de tomada de decisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

RODRIGUES, Ana Filipa  e  VELOSO, Ana. Contribuições da gestão de recursos humanos para a criatividade e inovação organizacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 293-308. ISSN 1984-6657.

Inovar é, hoje, um imperativo para as organizações. Desse modo, é importante promover a criatividade dos colaboradores e apoiar o processo que a transforma em inovação. O objetivo desta pesquisa foi compreender como a Gestão de Recursos Humanos (GRH) pode promover um ambiente de trabalho propício à criatividade, na perspectiva dos colaboradores. Para isso, realizou-se um estudo de caso exploratório em uma empresa portuguesa de médio porte da área das Tecnologias de Informação (TI). Recorreu-se a diferentes fontes de análise, como observação participante, documentos organizacionais e entrevistas. Os dados resultantes dessas fontes foram analisados e organizados com ajuda da template analysis. Os resultados revelaram que, para as chefias e colaborador entrevistados, a criatividade na organização pode ser promovida por meio da existência de suporte para as novas ideias, tolerância ao erro, autonomia, liberdade para que os colaboradores exerçam suas funções e debates para a partilha de ideias. A GRH pode criar condições, por meio das suas práticas (p. ex., formação, avaliação de desempenho, recrutamento e seleção), para a promoção da criatividade e inovação organizacional.

Palavras-chave : Criatividade; Inovação; Gestão de Recursos Humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )