SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Contribuições da gestão de recursos humanos para a criatividade e inovação organizacionalFatores favoráveis à inovação: estudo de caso em uma organização escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BRESSAN, Flávio  e  TOLEDO, Geraldo Luciano. A influência das características pessoais do empreendedor nas escolhas estratégicas e no processo de tomada de decisão. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 309-324. ISSN 1984-6657.

Os pesquisadores há muito têm procurado compreender os conceitos de escolha e decisão estratégicas. Uma maneira de examinar essa questão é o recurso à abordagem das características pessoais do empreendedor. De acordo com a teoria dos modelos mentais, não há similaridade na maneira como diferentes empreendedores percebem o ambiente de negócios e no modo como fazem escolhas e tomam decisões. O elo que se estabelece entre os modelos mentais e as escolhas e decisões estratégicas pode ser um dos fatores predominantes a induzir diferentes empreendedores a ter percepções variadas diante de um mesmo ambiente de negócios. Este ensaio tem por objetivo discutir essa ligação por meio da abordagem teórica dos modelos mentais e sob a ótica dos temperamentos. Como resultado da análise, concluiu-se que o modelo mental do empreendedor - operacional ou estratégico - pode explicar suas escolhas e decisões estratégicas. Conhecer seu modelo mental pode ajudar o empreendedor a evitar, ou reduzir, obliquidades geradas na análise estratégica do ambiente de negócios e a favorecer a superveniência de escolhas e decisões estratégicas mais efetivas.

Palavras-chave : Escolhas estratégicas; Processo de Tomada de Decisão; Estilo Cognitivo do Empreendedor; Modelo Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )