SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A influência das características pessoais do empreendedor nas escolhas estratégicas e no processo de tomada de decisãoDos modelos teóricos à gestão empírica da inovação em empresas de serviços de software do Distrito Federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CAMPOLINA, Luciana de Oliveira  e  MARTINEZ, Albertina Mitjáns. Fatores favoráveis à inovação: estudo de caso em uma organização escolar. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 325-338. ISSN 1984-6657.

O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre a inovação em uma organização escolar. A inovação foi compreendida e estudada como um conjunto de ações de implementação de novidades nos processos educativos e nas formas de gestão escolar que dependem de elementos favoráveis para o seu desenvolvimento. O estudo teve como objetivo investigar os aspectos que atuaram de forma favorecedora permitindo a emergência e o desenvolvimento do processo de inovação em uma organização escolar de ensino fundamental. Foi realizado, por meio de metodologia qualitativa, um estudo de caso em uma escola pública do município de São Paulo. Os resultados evidenciaram um conjunto de seis aspectos favoráveis à inovação, articulados à dimensão histórica do projeto, caracterizada fundamentalmente pelo histórico de participação da comunidade na escola e pela mobilização progressiva para o enfrentamento dos problemas vivenciados pela instituição. As análises destacaram que os aspectos histórico-contextuais possibilitaram a constituição de elementos subjetivos - sociais e individuais - também favoráveis para a inovação, que se traduzem pela dimensão interativa, comunicativa e motivacional dos atores escolares. Para efeitos de conclusão, foi possível considerar que, neste estudo de caso, a dimensão histórica representou o aspecto favorecedor vital para a inovação, significando a base que constituiu a dimensão subjetiva da escola implicada ao desenvolvimento positivo do projeto inovador.

Palavras-chave : Inovação; Inovação Educativa; Organização Escolar; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )