SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Favorable factors to innovation: a case study in a school organizationTraining impact at work: the mediating effect of work application strategies of learning from training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

GUALBERTO, Sílvia Sabóia  and  MOREIRA, Marina Figueiredo. Dos modelos teóricos à gestão empírica da inovação em empresas de serviços de software do Distrito Federal. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 339-350. ISSN 1984-6657.

Este estudo teve por objetivo descrever como ocorre o processo de gestão da inovação em empresas de serviços de software atuantes no Distrito Federal com vistas ao teste de efetividade de representação empírica das premissas teóricas estabelecidas em dois modelos do processo de gestão da inovação de larga aceitação - os trabalhos de Tidd, Bessant & Pavitt (2008) e Sundbo (1997). Realizou-se um estudo de casos múltiplos, de abordagem qualitativa, com seis unidades de análise selecionadas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo foi feita com o uso de codificação temática com categorias definidas a posteriori. Os resultados apontaram não linearidade de ocorrência nas fases de procura e seleção e, também, a existência de inovações geradas a partir da mobilização de fontes externas à organização que não necessariamente fossem objeto de validação por colaboradores internos, o que vai de encontro às premissas dos modelos teóricos adotados. No tocante à dinâmica empírica efetiva de gestão da inovação em empresas de serviços de software, aponta-se que este processo mostrou-se recursivo em algumas de suas etapas (como procura e seleção) e pode envolver atores externos à própria organização.

Keywords : Modelos de Gestão da Inovação; Inovação em Serviços; Serviços de Software.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )