SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3From theoretical models to the empirical management of innovation in software services companies in the Federal DistrictTime trends of sick leave at work by mental and behavioral disorders of nurses (1998-2008) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

BRANT, Sandra Regina Corrêa. Impacto do treinamento no trabalho: o efeito mediador das estratégias de aplicação do aprendido. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 351-362. ISSN 1984-6657.

O objetivo do presente estudo foi testar o papel mediador das estratégias de aplicação do aprendido no relacionamento entre a aprendizagem e o impacto do treinamento no trabalho. A aprendizagem é considerada condição necessária, mas não suficiente, pois fatores contextuais e as características do próprio indivíduo podem influenciar a transferência efetiva do conhecimento, habilidades e atitudes para as atividades laborais. Integraram a pesquisa 271 participantes de um treinamento voltado para gerência de projetos no âmbito da administração pública federal. Foram utilizadas as escalas de estratégias de aplicação do aprendido e a de impacto do treinamento no trabalho, com evidências de validade testadas em estudos anteriores, e mais dois instrumentos paralelos como medidas de aprendizagem (pré e pós-teste). A coleta de dados ocorreu em três fases distintas, no primeiro e no último dia do treinamento e 60 dias após o seu encerramento. Os resultados obtidos por meio de análises multivariadas confirmaram o papel mediador das estratégias de aplicação do aprendido.

Keywords : Estratégias de Aplicação do Aprendido; Aprendizagem; Mediação; Transferência de Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )