SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Dos modelos teóricos à gestão empírica da inovação em empresas de serviços de software do Distrito FederalTendência temporal de afastamento do trabalho por transtornos mentais e comportamentais em enfermeiros (1998-2008) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BRANT, Sandra Regina Corrêa. Impacto do treinamento no trabalho: o efeito mediador das estratégias de aplicação do aprendido. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 351-362. ISSN 1984-6657.

O objetivo do presente estudo foi testar o papel mediador das estratégias de aplicação do aprendido no relacionamento entre a aprendizagem e o impacto do treinamento no trabalho. A aprendizagem é considerada condição necessária, mas não suficiente, pois fatores contextuais e as características do próprio indivíduo podem influenciar a transferência efetiva do conhecimento, habilidades e atitudes para as atividades laborais. Integraram a pesquisa 271 participantes de um treinamento voltado para gerência de projetos no âmbito da administração pública federal. Foram utilizadas as escalas de estratégias de aplicação do aprendido e a de impacto do treinamento no trabalho, com evidências de validade testadas em estudos anteriores, e mais dois instrumentos paralelos como medidas de aprendizagem (pré e pós-teste). A coleta de dados ocorreu em três fases distintas, no primeiro e no último dia do treinamento e 60 dias após o seu encerramento. Os resultados obtidos por meio de análises multivariadas confirmaram o papel mediador das estratégias de aplicação do aprendido.

Palavras-chave : Estratégias de Aplicação do Aprendido; Aprendizagem; Mediação; Transferência de Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )