SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Impacto do treinamento no trabalho: o efeito mediador das estratégias de aplicação do aprendido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

FALAVIGNA, Adriana  e  CARLOTTO, Mary Sandra. Tendência temporal de afastamento do trabalho por transtornos mentais e comportamentais em enfermeiros (1998-2008). Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp. 363-371. ISSN 1984-6657.

O absenteísmo decorrente de doenças relacionadas ao trabalho vem sendo considerado um problema de saúde pública devido ao impacto causado em termos sociais, organizacionais e individuais. O objetivo do presente estudo foi identificar a tendência temporal da prevalência dos afastamentos do trabalho por transtornos mentais e comportamentais relacionados ao trabalho em enfermeiros de um hospital geral. Trata-se de estudo exploratório de séries temporais com utilização de dados secundários. Foram analisados 375 afastamentos de enfermeiros de um hospital no período de 1998 a 2008. A análise de tendência foi realizada pelo procedimento de Prais-Winsten. A tendência de taxas de afastamento foi de aumento, em média, de 1% ao ano. As taxas mais elevadas foram de transtornos do humor (F30-39), 46,7%; e transtornos neuróticos, transtornos relacionados com o estresse e transtornos somatoformes (F40-48), 31,5%. A tendência de aumento reflete mudanças no perfil de morbidade dos enfermeiros. O estudo indica a necessidade de monitoramento da tendência de absenteísmo por transtornos mentais e comportamentais relacionados ao trabalho e sugere a investigação de fatores associados a fim de subsidiar intervenções de promoção, reabilitação e reintegração ao trabalho.

Palavras-chave : Estudo de séries temporais; Transtornos mentais; Enfermeiros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )