SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Avaliação de necessidades de treinamento no trabalho: ensaio de um método prospectivoLimpeza urbana: o contexto institucional e a atividade de varrição em belo horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

STEIL, Andrea Valéria; GARCIA, Carolina Esteves; FARSEN, Thaís Cristine  e  BONILLA, Maria Alejandra. Estado da arte sobre recompensas em organizações no Brasil: uma análise bibliométrica da literatura nacional de 2000-2011. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 19-35. ISSN 1984-6657.

Este artigo demonstra como o construto recompensas em organizações está sendo definido e operacionalizado pela comunidade científica nacional. A abordagem bibliométrica foi utilizada para o planejamento, a coleta e a análise de dados. Foram mapeadas as publicações com "recompensa" no título, no resumo ou nas palavras- - chave, em 24 periódicos científicos nacionais de psicologia e de administração, e em anais de três eventos dessas áreas no período de 2000 a 2011. Os resultados apontaram 101 publicações. A leitura integral das publicações gerou as seguintes análises: número de autores, distribuição da frequência de publicações por ano; percentual de publicações em periódicos e anais de eventos, e definições de recompensas utilizadas. O artigo também categorizou as publicações sobre recompensas em função de seu tema: "determinantes organizacionais", "consequentes individuais", "justiça organizacional", "consequentes organizacionais", "recompensas internacionais", "recompensas de executivos", "determinantes de gênero", "processos psicossociais relacionados às recompensas" e como uma "dimensão em escala de outros construtos". O artigo realiza uma síntese destas análises e indica áreas para o desenvolvimento de novas pesquisas na área de recompensas em organizações de trabalho no Brasil.

Palavras-chave : Recompensas em organizações; bibliometria; psicologia organizacional e do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )