SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Estado da arte sobre recompensas em organizações no Brasil: uma análise bibliométrica da literatura nacional de 2000-2011Comprometimento com a carreira: análise da produção científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

MOTTA, Georgina Maria Véras  y  BORGES, Livia de Oliveira. Limpeza urbana: o contexto institucional e a atividade de varrição em belo horizonte. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 37-51. ISSN 1984-6657.

O artigo descreve, numa abordagem institucionalista, o processo de gestão da autarquia responsável pela limpeza urbana em Belo Horizonte (de 1973 a 2012), focalizando a atividade de varrição. Realizaram-se a pesquisa documental e as entrevistas semi estruturadas com pessoas chaves e garis de varrição e aplicou-se a análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as políticas públicas promoveram mudanças nos marcos institucionais com impactos relevantes para a organização. Os garis as percebem como predominantemente problemáticas. A reflexão sobre os resultados aponta a necessidade de promover a participação dos trabalhadores na gestão da autarquia e valorizar suas experiências para o desenvolvimento e qualidade do serviço de limpeza urbana, e contribuir para o bem-estar social.

Palabras clave : Limpeza urbana; contexto institucional; varrição; pesquisa documental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )