SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Urban cleaning: the institutional context and street sweeping activity in belo horizonteConfirmation bias in selection interview author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

LAMAS, Karen Cristina Alves  and  NORONHA, Ana Paula Porto. Comprometimento com a carreira: análise da produção científica. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 53-65. ISSN 1984-6657.

Com o objetivo de realizar uma análise cientométrica sobre comprometimento com a carreira, efetuou-se uma busca por artigos científicos indexados em duas bases de dados nacionais e uma internacional, utilizando o termo em questão na língua portuguesa e inglesa, respectivamente. O período de busca delimitado foi de 2002 a 2011. Dentre os 97 artigos recuperados foram analisados 87. Os principais resultados indicam que a frequência de publicações ao ano não é uniforme, há maior número de produções estrangeiras e os periódicos são direcionados a diferentes públicos. No que se refere ao delineamento dos estudos, constatou-se o predomínio da pesquisa empírica, bem como do uso de análise quantitativa dos dados e das escalas como instrumentos de medida. As amostras tendem a ser compostas por profissionais de ambos os sexos e mais de uma centena de construtos foram relacionados à variável comprometimento com a carreira. Ressalta-se a necessidade de mais estudos teóricos e qualitativos que investiguem, por exemplo, o desenvolvimento do construto e o modo como este influencia outras variáveis relacionadas ao trabalho. Destaca-se a relevância do comprometimento com a carreira para a compreensão do desenvolvimento profissional dos indivíduos e ampla aplicabilidade do seu estudo em contextos organizacionais e acadêmicos.

Keywords : Comprometimento; psicologia organizacional; pesquisa científica; desenvolvimento profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )