SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Viés de confirmação em entrevista de seleção: evidências em estudantes universitáriosImpacto das perceções de empregabilidade num contexto de insegurança de emprego índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

FRENZEL, Heloiza de Sousa  y  BARDAGI, Marucia Patta. Adolescentes trabalhadores brasileiros: um breve estudo bibliométrico. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 79-88. ISSN 1984-6657.

O número de adolescentes trabalhadores é crescente no país, no entanto são poucos os artigos que buscam identificar suas percepções sobre a experiência de trabalho. Nesse sentido, realizou-se no presente estudo um levantamento da produção científica brasileira, considerando pesquisas com adolescentes trabalhadores, publicadas nos últimos 10 anos. Como resultado, os subtemas predominantes nos textos analisados foram as relações entre trabalho e saúde, a percepção e a avaliação do significado do trabalho e a relação entre trabalho e estudo, com, respectivamente, 16, 14 e 5 artigos. A Psicologia foi a área com maior número de artigos publicados, seguida de trabalhos interdisciplinares da área da Saúde com respectivamente, 23 e 15 artigos. Identificou-se ainda que poucos estudos buscam compreender a relação adolescente-trabalho na perspectiva dos próprios adolescentes trabalhadores. Conclui-se que há necessidade de ampliar os estudos sobre o tema, principalmente em termos da diversidade geográfica dos participantes e considerando as diferentes formas de trabalho na adolescência.

Palabras clave : Adolescente; trabalho; estudantes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )