SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Adolescentes trabalhadores brasileiros: um breve estudo bibliométricoEstilos reflexivos e atitudes de carreira proteana e sem fronteiras nas organizações contemporâneas brasileiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

CESARIO, Francisco Santos  y  FEIJAO, Ana Margarida Palma. Impacto das perceções de empregabilidade num contexto de insegurança de emprego. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 89-103. ISSN 1984-6657.

Há, no atual contexto europeu, uma profunda crise no mercado de trabalho com elevadas taxas de desemprego. A procura de Empregabilidade pode constituir para os trabalhadores uma alternativa à Segurança de Emprego. A Empregabilidade surge como um requisito fundamental, tanto para as organizações que precisam competir num ambiente em mudança, como para os indivíduos que ambicionam carreiras de sucesso. Portanto, este estudo investiga o impacto das perceções de Empregabilidade dos colaboradores nas suas Intenções de Saída da organização e avalia como as perceções de Empregabilidade podem ser relevantes em contextos de elevada Insegurança de Emprego. Participaram neste estudo 150 colaboradores de diferentes organizações na área da Grande Lisboa. Os resultados revelaram uma relação negativa entre Empregabilidade e Insegurança de Emprego e uma relação positiva entre Insegurança de Emprego e Intenções de Saída. Sendo assim, conclui-se que a promoção de uma cultura de Empregabilidade nas empresas não está diretamente relacionada com o aumento das Intenções de Saída dos seus colaboradores, mas pode antes atenuar alguns dos efeitos negativos da Insegurança de Emprego.

Palabras clave : Empregabilidade; intenções de saída; insegurança de emprego.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )