SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2O Poder discriminante da escala de configuração do poder organizacional na perspectiva macro organizacional e sua utilização como instrumento de caracterização do perfil cultural das organizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; SAMBIASE, Marta Fabiano; JANIK, Michael  e  BILSKY, Wolfgang. Peculiaridades da estrutura de valores básicos dos brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.2, pp. 139-152. ISSN 1984-6657.

A teoria de Valores Básicos, validada em diversos países, tem apresentado diferentes configurações empíricas, de acordo com a população e amostra pesquisada. No Brasil, alguns estudos foram realizados, porém com amostras não representativas, não havendo convergência entre os resultados. Este trabalho teve como objetivo analisar a estrutura empírica dos valores dos brasileiros, a partir de uma amostra representativa, totalizando 3.774 respondentes. Os dados foram coletados face a face por meio de entrevistadores que aplicaram a escala Portrait Values Questionnaire (PVQ-21). O tratamento de dados consistiu na análise confirmatória do escalonamento multidimensional tendo por base uma matriz de desenho específica para aplicação à teoria de valores básicos. Com base em estudos anteriores, elaboraram-se três hipóteses de pesquisa quanto ao agrupamento e distribuição dos valores na estrutura empírica, as quais foram parcialmente corroboradas. Os valores de benevolência localizaram-se na parte interna do círculo e os de universalismo, na parte externa; os valores de hedonismo e estimulação associaram-se em uma única região; os valores de conformidade assumiram região adjacente aos valores de tradição e segurança. A distribuição circular dos valores sugere que a matriz empírica dos valores dos brasileiros tende a assumir características de sociedades econômica e socialmente desenvolvidas.

Palavras-chave : valores básicos; estrutura empírica de valores; valores dos brasileiros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )