SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Salud mental y naturaleza del trabajo: cuando las demandas emocionales resultan inevitablesConfiança do empregado na organização: o impacto dos valores pessoais e organizacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

PAEZ, Darío  e  COSTA, Silvia da. Regulación afectiva (de emociones y estado de ánimo) en el lugar de trabajo. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.2, pp. 190-203. ISSN 1984-6657.

Este artigo congrega meta-análises com revisões relativas à regulação do estado de ânimo sobre as emoções, em geral e, mais especificamente, emoções no âmbito do trabalho. Estima-se o tamanho do efeito das formas de regulação em relação aos afetos ou bem-estar afetivo, a partir de cinco meta-análises. As sínteses das meta-análises torna possível concluir que as estratégias que permitem melhorar o estado de ânimo, aumentar as emoções positivas e diminuir as negativas, tanto na auto como na heterorregulação, são a modificação da situação, o apoio emocional, a distração e a aceitação, a reavaliação positiva, a regulação fisiológica ativa e a expressão regulada. São disfuncionais o isolamento social, o abandono psicológico, a reavaliação negativa, a ruminação, a supressão emocional e a confrontação. A ruminação, em alguns estudos, é funcional, estando associada à reavaliação. A confrontação em certas ocasiões é adaptativa porque se associa à expressão regulada e à assertividade.

Palavras-chave : autorregulação; afetividade; emoções; heterorregulação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )