SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Regulación afectiva (de emociones y estado de ánimo) en el lugar de trabajoGénero y estrés laboral: semejanzas y diferencias de acuerdo a factores de riesgo y mecanismos de coping índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

OLIVEIRA, Áurea de Fátima  e  SOUZA, Marcos Aguiar de. Confiança do empregado na organização: o impacto dos valores pessoais e organizacionais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.2, pp. 204-217. ISSN 1984-6657.

Este estudo teve por objetivo verificar o poder preditivo dos Valores Pessoais e Organizacionais em relação à confiança do empregado na organização. Utilizou-se como referencial a teoria dos valores humanos e valores organizacionais que expressam motivações semelhantes do indivíduo e da organização. A amostra do estudo foi composta por 781 empregados, vinculados a organizações distintas. A coleta de dados foi realizada utilizando-se as seguintes escalas: Inventário de Perfis de Valores Organizacionais, Inventário de Valores Pessoais e Escala de Confiança do empregado na organização. As análises fatoriais revelaram bons indicadores psicométricos para todas as escalas. As variáveis critério foram Confiança nos Padrões Éticos, Reconhecimento Financeiro/Promoção do Crescimento do Empregado, Solidez Econômica da Organização e Normas Relativas à Demissão de Empregados. As análises de regressão múltipla sequencial indicaram, em todos os modelos, que valores pessoais e variáveis demográficas explicaram percentual reduzido de variância quando comparados aos valores organizacionais realização/autonomia, bem-estar do empregado, domínio, prestígio, conformidade e preocupação com a coletividade. Esses resultados indicaram que a confiança do empregado na organização parece basear-se em uma avaliação do sistema organizacional. Nesse sentido, os valores organizacionais enquanto uma variável de natureza macro sistêmica poderiam ser percebidos como mais relevantes na explicação da confiança.

Palavras-chave : valores sociais; cultura organizacional; confiança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )