SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Género y estrés laboral: semejanzas y diferencias de acuerdo a factores de riesgo y mecanismos de coping índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MENDONCA, Helenides; FERREIRA, Maria Cristina; CAETANO, António  e  TORRES, Claudio Vaz. Cultura organizacional, coping e bem-estar subjetivo: um estudo com professores de universidades brasileiras. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.2, pp. 230-244. ISSN 1984-6657.

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre cultura organizacional, coping e bem-estar subjetivo, operacionalizado em termos dos afetos positivos e negativos. Participaram do estudo 514 professores universitários. Foram aplicados os seguintes instrumentos avaliativos: Instrumento Brasileiro de Acesso à Cultura Organizacional, Escala de Coping Ocupacional e Escala de Afetos Positivos e Negativos no Trabalho. Os resultados das análises de correlação demonstraram que as práticas culturais de orientação e de iniciativa, assim como os valores culturais de profissionalismo cooperativo estão associados ao bem-estar subjetivo. Os resultados das análises de regressão hierárquica demonstraram que os efeitos da cultura organizacional sobre o bem-estar subjetivo no trabalho se manifestaram de maneira diferente para os afetos positivos e negativos. Os valores culturais de cooperação estão associados aos afetos positivos e os valores de competição aos afetos negativos. As estratégias de coping de manejo dos sintomas mediaram a relação entre práticas culturais de iniciativa e o bem-estar subjetivo. Este estudo contribui para explicar as variâncias das emoções no trabalho dos professores.

Palavras-chave : Cultura; coping; bem-estar subjetivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )