SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Educação a distância em instituições de ensino superior: uma revisão de pesquisas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

LEANDRO-FRANCA, Cristineide; MURTA, Sheila Giardini  e  VILLA, Miriam Bratfisch. Efeitos de uma intervenção breve no planejamento para a aposentadoria. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 257-270. ISSN 1984-6657.

Intervenções breves no planejamento para a aposentadoria ainda não foram descritas e avaliadas na literatura. Este estudo avalia a eficácia de uma intervenção breve no planejamento para a aposentadoria e compara comportamentos adotados pelos sujeitos antes e depois da intervenção. Quarenta e um servidores públicos federais, de 22 a 60 anos, iniciaram a intervenção e dez completaram o follow-up 11 meses após a intervenção. Os dados foram coletados pela Escala de Mudança em Comportamento de Planejamento da Aposentadoria. Análises estatísticas pelo Método JT revelaram mudanças mais expressivas no fator investimento em autonomia e bem-estar, com alterações positivas confiáveis em cinco participantes, ausência de mudança em quatro e mudança negativa confiável em um deles. No fator investimento ocupacional social, um dos participantes apresentou mudança positiva confiável, seis permaneceram sem alteração e três apresentaram mudança negativa confiável. Recomenda-se a realização de novos estudos com indivíduos com melhores e piores desempenhos, para identificação de mecanismos mediadores e moderadores desses resultados.

Palavras-chave : Estudos de intervenção; avaliação de eficácia-efetividade de intervenções; aposentadoria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )