SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Efeitos de uma intervenção breve no planejamento para a aposentadoriaUm estudo das relações entre conflito trabalho-família, comprometimento organizacional e entrincheiramento organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MARTINS, Lara Barros  e  ZERBINI, Thaís. Educação a distância em instituições de ensino superior: uma revisão de pesquisas. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 271-282. ISSN 1984-6657.

A crescente inserção da educação a distância (EAD) e o oferecimento de cursos via internet no ensino superior indicam a oportuna ocasião para verificar a produção de conhecimentos sobre o tema. A presente revisão de literatura pretendeu traçar um panorama sobre os estudos realizados entre os anos 2000 e 2012 por meio de levantamento bibliográfico em bases de dados eletrônicas. Apesar da vigência de vários programas de EAD ao redor do mundo, há um grande descompasso entre o número de publicações sobre aprendizagem e avaliação da efetividade dos mesmos, sendo necessárias mais pesquisas sistemáticas que atestem a aplicabilidade desta modalidade de ensino. Com relação aos resultados atingidos por tais ações, o acesso recorrente aos ambientes virtuais de aprendizagem, o uso de recursos da web e de estratégias de aprendizagem autorregulatórias têm explicado a ocorrência de aprendizagem; e predominam avaliações favoráveis de alunos a cursos a distância e híbridos.

Palavras-chave : Educação a distância; instituições de ensino superior; aprendizagem; avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )