SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Um estudo das relações entre conflito trabalho-família, comprometimento organizacional e entrincheiramento organizacionalRelação entre qualidade de vida no trabalho e confiança do empregado na organização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BRANT, Sandra Regina Corrêa  e  BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Crenças no contexto do trabalho: características da pesquisa nacional e estrangeira. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 292-302. ISSN 1984-6657.

O objetivo deste estudo foi analisar as pesquisas brasileiras e estrangeiras empreendidas com a variável "crenças no contexto do trabalho". O método incluiu a análise sistemática de periódicos científicos das áreas de Administração e Psicologia. Essas pesquisas convergem em seus aspectos metodológicos e, em ambas, predominam estudos de natureza quantitativa, de corte transversal, realizados no nível do indivíduo. A produção nacional é muito modesta e caracterizada por uma lógica sequencial peculiar, na qual um único estudo serviu como base para 45% do total de relatos de pesquisas localizados. Fora do Brasil, há ampla diversidade de objetos de crenças investigados dentro do contexto do trabalho, porém, não há concentração de pesquisas sobre as mesmas variáveis antecedentes e consequentes relacionadas a esse construto. Tais resultados sugerem que novos esforços de pesquisa são necessários para esclarecer o papel desempenhado pelas crenças no contexto organizacional e do trabalho. Essas poderão constituir-se em uma forma promissora de intervenção nas organizações.

Palavras-chave : Crenças; trabalho; objeto de crenças; comportamento organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )