SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Crenças no contexto do trabalho: características da pesquisa nacional e estrangeiraA fadiga por compaixão como ameaça à qualidade de vida profissional em prestadores de serviços hospitalares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

RUEDA, Fabián Javier Marín; SERENINI, Antonio Luiz Prado  e  MEIRELES, Everson. Relação entre qualidade de vida no trabalho e confiança do empregado na organização. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 303-314. ISSN 1984-6657.

O presente estudo avaliou as relações entre os construtos qualidade de vida no trabalho e confiança na organização. Participaram da pesquisa 264 trabalhadores, os quais responderam dois instrumentos psicométricos: a Escala de Avaliação da Qualidade de vida no trabalho - Escala-QVT (Rueda, 2013) e a Escala de Confiança do Empregado na Organização - ECEO (Oliveira & Tamayo, 2008). Os dados foram analisados por meio de análises fatoriais confirmatórias em modelagem por equação estrutural. Foram demonstradas evidências de validade convergente para o modelo de mensuração de ambos os instrumentos separadamente. As relações entre os dois construtos foram investigadas em um modelo de covariação entre os fatores dos dois instrumentos. As correlações tetha entre os fatores latentes de Escala-QVT e da ECEO indicaram forte associação entre os construtos, de modo que em alguns fatores da Escala-QVT e da ECEO os construtos avaliados são praticamente os mesmos.

Palavras-chave : qualidade de vida no trabalho; confiança do trabalhador na organização; evidências de validade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )