SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Estressores laborais em agentes comunitários de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

TAKAHASHI, Luis Torahiko; SISTO, Fermino Fernandes  e  CECILIO-FERNANDES, Dario. Avaliação da vulnerabilidade ao estresse no trabalho de operadores de Telemarketing. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 336-346. ISSN 1984-6657.

O estresse no contexto do trabalho está associado aos danos à saúde e ao prejuízo ocasionado tanto no desempenho dos trabalhadores quanto nos resultados corporativos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a vulnerabilidade de operadores de telemarketing aos estressores laborais. Também foram verificadas as relações com fatores sociolaborais, como sexo, idade, estado civil, escolaridade, experiência e tipo de telemarketing. O instrumento utilizado foi a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT). Participaram da pesquisa 201 operadores de telemarketing de um Call Center localizado no Estado de São Paulo. Os resultados gerais indicaram baixa suscetibilidade ao estresse laboral. Nos fatores Pressão no Trabalho, Clima e Funcionamento Organizacional e Geral os homens apresentaram médias mais elevadas do que as mulheres. Na maioria das análises, o tempo de experiência do empregado em determinada função associou-se ao aumento das médias para a vulnerabilidade ao estresse.

Palavras-chave : Estresse; telemarketing; diferenças sociolaborais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )