SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4La juventud NINI, un agujero negro psicosocialBienestar subjetivo y trabajo en jóvenes universitarios: estudio comparativo entre Chile y España índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

DUTRA-THOME, Luciana  e  KOLLER, Silvia Helena. O significado do trabalho na visão de jovens brasileiros: uma análise de palavras análogas e opostas ao termo "trabalho". Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp. 367-380. ISSN 1984-6657.

Perspectivas pertencentes a diferentes momentos históricos sobre o significado do trabalho fornecem uma visão das formas plurais de pensar e entender a função da atividade laboral na atualidade. O presente estudo configura-se em uma investigação exploratória que objetivou analisar os significados atribuídos por jovens brasileiros à palavra trabalho a partir de vocábulos que possuem o mesmo significado e o significado oposto ao termo "trabalho". A amostra foi composta por 7.425 indivíduos entre 14 e 24 anos, de ambos os sexos, de NSE baixo, de sete capitais brasileiras. Realizou-se análise de conteúdo quantitativa e qualitativa em duas etapas. Na primeira, verificou-se a frequência da ocorrência das palavras registradas pelos participantes com sentidos análogos e opostos à palavra trabalho. No total, foram registrados 7.482 termos com sentido análogo e 7.482 com sentido oposto. Na segunda etapa, realizou-se o agrupamento das palavras por sentidos, utilizando-se como base categorias pré-definidas teoricamente. Os resultados apontaram a predominância de uma visão moralista e mercadológica de trabalho, sobre uma perspectiva da atividade laboral enquanto fonte de desenvolvimento e crescimento pessoal. Essa visão pode minimizar os efeitos negativos do trabalho sobre o indivíduo e fragilizar a concepção do trabalho infanto-juvenil protegido.

Palavras-chave : significado do trabalho; jovens; mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )