SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Competências socioemocionais: fator-chave no desenvolvimento de competências para o trabalhoJuventud alargada y trabajo: desafíos del mundo laboral en las experiencias de jóvenes brasileños y españoles índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

AMBIEL, Rodolfo A. M. et al. Orientação profissional e de carreira: análise de um periódico internacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp. 407-416. ISSN 1984-6657.

A análise da produção científica de diferentes áreas do conhecimento pode ser considerada uma atividade essencial para o desenvolvimento da ciência, especialmente no que se refere aos periódicos científicos. Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica sobre a orientação profissional e de carreira de um periódico internacional com alto índice de impacto, o Journal of Vocational Behavior, a partir da revisão dos artigos publicados em um quinquênio (2007-2011). Foram averiguados aspectos como autoria, palavras-chave, temática, delineamento metodológico e características das amostras. No total, 403 artigos foram analisados e os dados mostraram o predomínio de publicações estadunidenses e ausência de estudos oriundos da América do Sul. Discutem-se as diferenças de perspectivas na orientação profissional e de carreira e a necessidade da internacionalização de estudos brasileiros. Por fim, ressalta-se que este estudo se restringiu a um único veículo de divulgação científica e, portanto, não esgota as possibilidades de verificação dos artigos.

Palavras-chave : orientação vocacional; pesquisa científica; profissões.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )