SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Juventud alargada y trabajo: desafíos del mundo laboral en las experiencias de jóvenes brasileños y españolesEmpresas juniores como espaço de desenvolvimento de carreira na graduação: reflexões a partir de uma experiência de estágio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

RIBEIRO, Marcelo Afonso. Orientação de carreira para jovens vivendo com sofrimento mental: possibilidades e limites. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp. 428-440. ISSN 1984-6657.

Diante da constatação da falta de estudos e propostas de intervenção de orientação, preparação, inserção e acompanhamento das atividades e trajetórias de trabalho de jovens vivendo com sofrimento mental, grupo potencialmente caracterizado como vulnerável psicossocialmente em função de sua situação, o presente artigo visou, por meio de uma pesquisa de intervenção sistemática, postular alguns princípios teóricos e práticos para propostas de orientação de carreira a este grupo específico de pessoas. Como principais conclusões, pode-se dizer que o estigma e a impossibilidade de construção de uma carreira ainda são predominantes, mas a atual conjuntura de transição mundial parece estar criando novas possibilidades às populações tradicionalmente vulnerabilizadas em função da fragilização das estruturas sociais anteriormente vigentes e da emergência de novas estruturas mais receptivas ao diferente. Atualmente, jovens vivendo com sofrimento mental podem criar lugares diferenciados para si por meio da desconstrução do conceito de "louco" utilizando o trabalho como suporte, ao mesmo tempo em que encontram extrema dificuldade em realizar essa tarefa, sendo as propostas de orientação de carreira importantes para auxiliar este processo. Suas limitações e dificuldades foram analisadas.

Palavras-chave : contemporaneidade; trajetórias de trabalho; projeto de vida; sofrimento mental; orientação profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )