SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Orientação de carreira para jovens vivendo com sofrimento mental: possibilidades e limitesEmpresas juniores como espaços de apoio à formação profissional de estudantes universitários brasileiros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

LUNA, Iúri Novaes; BARDAGI, Marucia Patta; GAIKOSKI, Marina M.  y  MELO, Fernanda de S.. Empresas juniores como espaço de desenvolvimento de carreira na graduação: reflexões a partir de uma experiência de estágio. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp. 441-451. ISSN 1984-6657.

A orientação de carreira durante a graduação tem os objetivos de potencializar a experiência acadêmica dos estudantes e formar alunos mais preparados para a entrada no mercado de trabalho e mais satisfeitos com suas escolhas profissionais. A participação de estudantes em empresas juniores pode configurar-se como uma estratégia deliberada, ou emergente, de desenvolvimento de carreira na graduação e um campo privilegiado de estudo e de intervenção vocacional no ensino superior. Neste artigo, discute-se a importância das empresas juniores como um espaço de exploração de carreira e também de fortalecimento da identidade profissional de seus membros. Ainda, discute-se a possibilidade de aproximação entre as atividades da psicologia organizacional e do trabalho (POT) e da psicologia vocacional, a partir de reflexões sobre uma prática de estágio de psicologia em uma empresa júnior da área de alimentos, na Universidade Federal de Santa Catarina. Espera-se, assim, poder contribuir com as discussões acerca da formação universitária.

Palabras clave : universidade; planejamento de carreira; trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )