SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Empresas juniores como espaço de desenvolvimento de carreira na graduação: reflexões a partir de uma experiência de estágioEmpresas juniores de psicologia: capacitar, desenvolver e transformar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

CAMPOS, Elziane Bouzada Dias; ABBAD, Gardênia da Silva; FERREIRA, Camila Zeitouni  y  NEGREIROS, João Luis Xavier Magalhães de. Empresas juniores como espaços de apoio à formação profissional de estudantes universitários brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp. 452-463. ISSN 1984-6657.

Empresas juniores (EJs) são associações geridas por estudantes de graduação, que têm conquistado papel de destaque no mercado brasileiro, reconhecidas como espaço de apoio à formação profissional. Esta pesquisa teve como objetivo analisar esse contexto por meio da identificação: (1) das oportunidades para os participantes de uma EJ; (2) das competências aprendidas pelo empresário júnior na EJ; (3) das limitações e das dificuldades das EJs; e (4) das oportunidades e dos desafios das EJs. O estudo compreendeu análises documentais e entrevistas semiestruturadas com 21 participantes (empresários e ex-empresários juniores, docentes e profissionais de apoio ao empreendedorismo). Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. As competências identificadas relacionam-se a atributos e perfis profissionais requisitados pelo mercado de trabalho em diversas áreas e são apontadas como diferenciais de empreendedores de sucesso. As limitações indicam a necessidade de ações conjugadas de capacitação dos membros, de reformulação financeira e de ações de divulgação dos objetivos das EJs. As oportunidades estão presentes na própria estrutura e natureza das EJs, e oferecem benefícios diretos e indiretos aos seus participantes. Espera-se que os aspectos identificados contribuam para o desenvolvimento de empresários juniores, para o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade e fomentem discussões de políticas para as EJs.

Palabras clave : competências; empreendedorismo; formação profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )