SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Empresas juniores como espaços de apoio à formação profissional de estudantes universitários brasileirosPor que "não" a uma EJ: o que é inconciliável entre a universidade pública e as empresas júniores? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

PEIXOTO, Adriano de Lemos Alves. Empresas juniores de psicologia: capacitar, desenvolver e transformar. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp. 464-474. ISSN 1984-6657.

Ao longo dessa apresentação procurei demonstrar que o espaço de formação proporcionado pelas EJ faz sentido político, educacional e pedagógico para a Psicologia, de modo geral, e para a sub área de POT, de forma específica. Espero ter deixado claro que a natureza da resistência que elas enfrentam decorre de uma visão particular sobre nossa profissão e sobre a própria função da universidade. Argumentei ainda, que as EJs se apresentam como uma atividade extracurricular que permite a complementação da formação para os estudantes que dela se aproximam e que seus benefícios não são exclusivos. Outros tipos de atividades formativas podem oferecer resultados assemelhados. Entretanto, seus benefícios justificam a sua existência e funcionamento. Por fim, apresentei as principais formas que vêm sendo utilizadas para resolver a questão da relação entre as EJs e as universidades em função de sua natureza jurídica.

Palabras clave : empresa junior; POT; formação; diversidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )