SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Empresas juniores de psicologia: capacitar, desenvolver e transformarDevemos ser contrários ou favoráveis às empresas juniores na psicologia? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SEKI, Allan Kenji  e  SIMAO, Caio Ragazzi Pauli. Por que "não" a uma EJ: o que é inconciliável entre a universidade pública e as empresas júniores?. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp.475-480. ISSN 1984-6657.

Este texto de caráter teórico tem por objetivo problematizar a relação entre as empresas juniores e a universidade pública a partir do resgate do acúmulo histórico de debates realizados sobre a temática no Departamento de Psicologia e no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina durante os anos de 2011 e 2013. Discutimos a adequação das empresas juniores às universidades públicas enquanto forma de organização estudantil, instrumento pedagógico e agente de extensão universitária. Questionamos dois aspectos centrais às propostas de empresas juniores: o discurso do empreendedorismo e o processo de empresariamento das instituições educacionais no Brasil. A partir de uma perspectiva crítica, situada teoricamente nos campos dos conhecimentos marxista e sócio-histórico, discutimos a função social das universidades públicas no Brasil. Ao fim da exposição, concluímos que tanto a ideologia empreendedora como a sua expressão, na forma de empresariamento da educação, são incompatíveis com uma universidade que se proponha a produzir conhecimento efetivamente crítico e a formar sujeitos capazes de pensar e atuar criticamente sobre as contradições do capitalismo e seus reflexos nas condições de trabalho e emprego em nossa sociedade. Constatamos que as empresas juniores cumprem papel fundamental em difundir uma visão de universidade subjugada aos ditames e demandas do mercado, que forma sujeitos meramente adequados a tal realidade.

Palavras-chave : universidade; empresa júnior; capitalismo; empreendedorismo; empresariamento da educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )