SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Why "no" to a JE: what cannot be reconciled between public universities and junior enterprises? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

BORGES, Livia de Oliveira. Devemos ser contrários ou favoráveis às empresas juniores na psicologia?. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp. 481-488. ISSN 1984-6657.

O texto analisa as posições contrárias e favoráveis às empresas juniores (EJs) como instrumento pedagógico das universidades. Trata-se, portanto, de um texto de reflexão sobre pontos de vista antagônicos que parte da importância dos debates acadêmicos para revigorar e alimentar as atividades de produção de conhecimento e de crítica social nas universidades. É reconhecido o interesse de contribuir para a melhoria do ensino superior em psicologia de ambos os pontos de vista e os argumentos que compõem as duas visões são sintetizados, descortinando os temas centrais das divergências. Propõe-se pensar as empresas juniores como outras atividades universitárias, bem como sua contribuição para a aplicação concreta dos valores defendidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a adoção de sistemas de avaliação dos serviços prestados pelas EJs e maior divulgação sobre o que são as EJs. Assim, assume-se um posicionamento favorável às EJs como alternativa de ação, mas diferenciando a qualidade da atuação de cada uma.

Keywords : campo profissional; empresas juniores; ensino superior; prática profissional; formação crítica; ética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )