SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Bem-estar no trabalho: o impacto das satisfações com os suportes organizacionais e o papel mediador da resiliência no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MASAGAO, Verônica da Costa  e  FERREIRA, Maria Cristina. O impacto da justiça organizacional sobre o bem-estar laboral: um estudo com trabalhadores do varejo. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 08-18. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.1.327.

O presente estudo teve como objetivo geral investigar o valor preditivo das percepções de justiça organizacional (distributiva, processual, informacional e interpessoal) sobre o bem-estar laboral, expresso por meio da satisfação no trabalho e dos afetos positivos dirigidos a ele. A amostra foi composta por 454 profissionais da área do comércio varejista de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro, que responderam a uma escala de satisfação no trabalho, a uma escala de afetos positivos dirigidos ao trabalho e uma escala de percepção de justiça organizacional. Os dados obtidos evidenciaram que: (1) as percepções de justiça processual, interpessoal e distributiva predizem positivamente a satisfação no trabalho; (2) as percepções de justiça distributiva, processual, informacional e interpessoal predizem positivamente os afetos positivos dirigidos ao trabalho; (3) entre as percepções de justiça organizacional, as percepções de justiça processual são as que melhor predizem a satisfação no trabalho; (4) quanto maior a idade, maior a satisfação no trabalho. Tais resultados são discutidos à luz dos modelos teóricos e estudos empíricos que deram suporte à pesquisa.

Palavras-chave : justiça organizacional; satisfação no trabalho; afetos positivos dirigidos ao trabalho; comércio varejista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License