SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Well-being at work: the impact of satisfaction with organizational supports and the mediating role of resilience at workWorking conditions and mental health: a study in two university hospitals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

AZEVEDO, Ariane Priscila Fonseca  and  FIGUEREDO, Vanessa Catherina Neumann. Vivências de prazer e sofrimento mental em um Centro de Atenção Psicossocial. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 30-42. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.1.431.

O artigo relata a investigação das vivências de prazer e de sofrimento mental na equipe de profissionais de saúde que atende pessoas com transtornos mentais em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado no interior do Mato Grosso do Sul, em 2012. A partir da abordagem da psicodinâmica do trabalho foram analisadas as condições e a organização do trabalho prescrito e real, a mobilização criativa e a existência de sofrimento e patologias. Onze trabalhadores participaram de cinco entrevistas coletivas, que abordaram exigências técnicas, relações sociolaborais, riscos, tarefas, normas, gestão, divisão do trabalho, responsabilidades, aplicação da inteligência prática e cooperação, existência de sofrimento criativo e reconhecimento. A presença de sofrimento patogênico e danos físicos ou psicossociais foram avaliados pela Escala de Prazer-Sofrimento no Trabalho (ESPST) e pela Escala de Sintomas Relacionados ao Trabalho (ESRT), que integram o Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA). Verificou-se que as principais vivências de prazer estão relacionadas ao modo como a equipe se relaciona, ao reconhecimento por parte dos usuários e dos familiares, e à autonomia para planejar suas atividades. A falta de reconhecimento por parte da gestão, a falta de segurança nos atendimentos e a sobrecarga de trabalho foram aspectos geradores de sofrimento. Os resultados da EPST nos itens Realização profissional (3,6) e Liberdade de expressão (4,2) indicam que as estratégias de mediação do sofrimento se equilibram na equipe por meio da dinâmica do reconhecimento. A ESRT aponta para um risco moderado de sintomas e doenças físicas relacionadas à sobrecarga de trabalho.

Keywords : sofrimento; saúde mental; psicodinâmica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License