SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Bem-estar no trabalho: o impacto das satisfações com os suportes organizacionais e o papel mediador da resiliência no trabalhoCondições de trabalho e saúde psíquica: um estudo em dois hospitais universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

AZEVEDO, Ariane Priscila Fonseca  e  FIGUEREDO, Vanessa Catherina Neumann. Vivências de prazer e sofrimento mental em um Centro de Atenção Psicossocial. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 30-42. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.1.431.

O artigo relata a investigação das vivências de prazer e de sofrimento mental na equipe de profissionais de saúde que atende pessoas com transtornos mentais em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado no interior do Mato Grosso do Sul, em 2012. A partir da abordagem da psicodinâmica do trabalho foram analisadas as condições e a organização do trabalho prescrito e real, a mobilização criativa e a existência de sofrimento e patologias. Onze trabalhadores participaram de cinco entrevistas coletivas, que abordaram exigências técnicas, relações sociolaborais, riscos, tarefas, normas, gestão, divisão do trabalho, responsabilidades, aplicação da inteligência prática e cooperação, existência de sofrimento criativo e reconhecimento. A presença de sofrimento patogênico e danos físicos ou psicossociais foram avaliados pela Escala de Prazer-Sofrimento no Trabalho (ESPST) e pela Escala de Sintomas Relacionados ao Trabalho (ESRT), que integram o Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA). Verificou-se que as principais vivências de prazer estão relacionadas ao modo como a equipe se relaciona, ao reconhecimento por parte dos usuários e dos familiares, e à autonomia para planejar suas atividades. A falta de reconhecimento por parte da gestão, a falta de segurança nos atendimentos e a sobrecarga de trabalho foram aspectos geradores de sofrimento. Os resultados da EPST nos itens Realização profissional (3,6) e Liberdade de expressão (4,2) indicam que as estratégias de mediação do sofrimento se equilibram na equipe por meio da dinâmica do reconhecimento. A ESRT aponta para um risco moderado de sintomas e doenças físicas relacionadas à sobrecarga de trabalho.

Palavras-chave : sofrimento; saúde mental; psicodinâmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License