SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Vivências de prazer e sofrimento mental em um Centro de Atenção PsicossocialVulnerabilidade ao stress em adultos jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

COSTA, Maria Teresa Pires; BORGES, Livia de Oliveira  e  BARROS, Sabrina Cavalcanti. Condições de trabalho e saúde psíquica: um estudo em dois hospitais universitários. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 43-58. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.1.490.

Foi avaliada a relação entre saúde psíquica e condições de trabalho de profissionais de saúde em dois hospitais universitários. Adotou-se uma abordagem psicossociológica, considerando que a compreensão histórico-social do contexto contribui para entender os fenômenos. As condições de trabalho e a saúde psíquica foram abordadas interdisciplinarmente, fundamentando a construção de um modelo compreensivo de saúde psíquica que orientou a pesquisa. Foi desenvolvida aplicação de questionários estruturados e observação participante sobre condições de trabalho e saúde psíquica. A análise dos resultados mostrou que os escores sintomáticos de saúde psíquica variam segundo as condições de trabalho. Os resultados corroboraram que, quanto mais desfavoráveis são as condições de trabalho, mais deteriorada será a saúde psíquica e os afetos com relação ao trabalho, repercutindo novamente no ambiente de trabalho. Portanto, ações de melhoria das condições de trabalho precisam ser estabelecidas para resultar no efeito inverso, proporcionando o aumento dos afetos positivos e a redução dos sintomas psíquicos.

Palavras-chave : saúde psíquica; condições de trabalho; profissionais de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License