SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Working conditions and mental health: a study in two university hospitalsMeaning, meaningfulness, and tensions in artistic work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

FRIEDRICH, Ariela Cristine Dias; MACEDO, Fernando  and  REIS, Aline Henriques. Vulnerabilidade ao stress em adultos jovens. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 59-70. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.1.499.

Estresse refere-se a alterações psicofisiológicas decorrentes de situações que fogem da capacidade de enfrentamento do indivíduo. O estresse ocupacional caracteriza-se por aspectos do trabalho ameaçadores aos indivíduos. Este trabalho verificou a vulnerabilidade ao estresse no trabalho em jovens acadêmicos trabalhadores no setor privado de Cascavel (PR) e quantificou a suscetibilidade ao estresse em três fatores: clima e funcionamento organizacional, pressão no trabalho e infraestrutura e rotina de acordo com o grupo de profissão no qual o jovem estava inserido. Aplicou-se a Escala de vulnerabilidade ao estresse no trabalho (EVENT) em 480 jovens universitários com idade entre 18 e 25 anos (M= 21,57, DP=2,425). Os resultados evidenciaram que todos os grupos de profissionais apresentaram pouca suscetibilidade ao estresse no trabalho, exceto o grupo de profissões 5, que engloba atividades operacionais, como auxiliar de limpeza, mecânico, recepcionista, que obteve pontuação média de 6,42 (DP=4,72) para o fator infraestrutura e rotina, acima da média de corte para esse grupo. Em síntese, a maioria dos participantes apresentou pouca suscetibilidade ao estresse, quando levado em consideração o ponto médio da escala e suas subescalas.

Keywords : estresse ocupacional; universitários; trabalhadores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License