SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Vulnerabilidade ao stress em adultos jovensAnálise fatorial confirmatória da Escala de Satisfação no Trabalho nas versões de 25 e 15 itens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BENDASSOLLI, Pedro F.  e  BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Significado, sentido e tensões no trabalho artístico. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 71-81. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.1.305.

Pesquisas sobre significado do trabalho enfrentam desafios teóricos e práticos, como a diferenciação empírica entre significado do e sentido no trabalho. Objetiva-se explorar as complementaridades e diferenças entre ambos e seus reflexos na percepção de tensões no exercício da atividade profissional. Baseia-se em entrevistas em profundidade com 26 profissionais atuando em setores das indústrias criativas no Estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram analisados por meio de categorização temática. Encontrou-se que o sentido no trabalho artístico está relacionado, por exemplo, aos impactos sociais desse tipo de atividade. Quanto ao significado do trabalho, três representações foram identificadas: o trabalho como fluxo, criação e como vocação. Finalmente, discutem-se as tensões relacionadas a esse trabalho, como a tensão entre arte e negócio.

Palavras-chave : significado do trabalho; sentido no trabalho; representações do trabalho; trabalho artístico; artista profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License