SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Significado, sentido e tensões no trabalho artísticoUma meta-análise dos valores humanos básicos no Brasil: diferenças observadas no país índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MARIN RUEDA, Fabián Javier. Análise fatorial confirmatória da Escala de Satisfação no Trabalho nas versões de 25 e 15 itens. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 82-88. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.1.436.

Este estudo objetivou analisar a estrutura interna da Escala de Satisfação no Trabalho - EST (versões de 25 e 15 itens) por meio da análise fatorial confirmatória (AFC). Participaram 633 trabalhadores vinculados a organizações dos setores comercial, industrial, de prestação de serviços e do terceiro setor, de ambos os sexos, e com idades entre 20 e 63 anos. A EST foi aplicada em sua versão original de 25 itens, individual e coletivamente, com tempo aproximado de 20 minutos. Os resultados da AFC evidenciaram que tanto a escala de 25 itens como a de 15 ajustaram-se ao modelo original proposto. Observou-se, ainda, que os índices de ajuste da escala reduzida se mostraram melhores que os da escala original. Isso permitiu inferir que a aplicação da escala reduzida pode ser uma alternativa muito adequada para ser utilizada em ambientes organizacionais para uma avaliação rápida e de qualidade da satisfação no trabalho.

Palavras-chave : satisfação no trabalho; psicologia organizacional e do trabalho; validade; instrumentos de avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License